Produzir, comprar ou alugar conteúdo para o seu EAD?

Produzir, comprar ou alugar conteúdo para o seu EAD? Essa decisão é estratégica para a sua instituição de ensino, e cada opção precisa ser avaliada cuidadosamente. Mais que uma questão financeira, a decisão envolve diversos aspectos, como o público-alvo, o objetivo do curso, o orçamento disponível e o tempo necessário para a produção do conteúdo.

Nesse artigo, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de cada opção, além de apresentar uma novidade para você, gestor ou professor, que quer qualidade em primeiro lugar, na hora de compor suas disciplinas.

Produzir o próprio conteúdo para o EAD

A produção própria é uma alternativa para quem deseja um curso personalizado, exclusivo e que gere identificação com o estudante.

Essa é uma ótima opção para atender as necessidades particulares do estudante, cumprir alguma promessa do curso, ou para compor disciplinas muito específicas. Também, é a única alternativa viável a conteúdos que precisam ser exibidos ao vivo, sendo a aula gravada um extra, e não o principal entregável.

No entanto, é de se considerar que produzir o próprio conteúdo exige um investimento financeiro significativo, além de um tempo maior para a gravação, edição e lançamento em plataforma.

Além disso, é necessário contar com uma equipe especializada em EAD para garantir a qualidade do curso.

Comprar conteúdos para a sua disciplina à distância

Comprar conteúdos prontos é prático, e se você está cogitando essa opção, é importante saber se procura um conteúdo excelente, mas sem exclusividade, ou o conteúdo necessariamente deve ser exclusivo para o seu curso.

Ainda mais importante que a exclusividade, é avaliar a qualidade do conteúdo, e se ele atende às necessidades do curso e do público-alvo.

Se você procura algo exclusivo, é importante lembrar que os custos tendem a ser bem mais elevados, e que os fornecedores são mais escassos. É sempre interessante considerar que, dificilmente, um conteúdo será visto pelo mesmo estudante em dois cursos diferentes, em instituições diferentes.

Alugar conteúdos EAD

O aluguel de conteúdos é a melhor opção para quem busca flexibilidade e economia, sem perder em nada na qualidade. Nessa modalidade, é possível alugar unidades de aprendizagem já prontas e encaixá-las na disciplina, de acordo com as necessidades do público-alvo e do objetivo do curso.

Mesmo que o seu conteúdo seja majoritariamente exclusivo, por compra ou produção própria, o aluguel de unidades de aprendizagem é excelente para compor as disciplinas, ou mesmo para inserir disciplinas inteiras dentro de um curso.

A Áurea é uma plataforma de aluguel e gestão de conteúdo online, onde você aluga unidades de aprendizagem e as integra direto ao seu LMS/AVA.

Nela, por exemplo, você poderia alugar todas as unidades de uma disciplina de História da Psicologia, e adicioná-la ao curso de Psicologia, focando a produção de conteúdo próprio em disciplinas mais práticas.

Ainda, se você tem um curso presencial, pode usar a Áurea para compor os 40% EAD permitidos pelo MEC, concentrando assim todos os esforços em fazer uma excelente dinâmica presencial.

E nada impede, nem quanto à qualidade, nem quanto à legislação, que você componha cursos inteiros com a Áurea!

Qual é a vantagem da Áurea?

A Áurea é uma especialista em soluções tecnológicas para educação a distância.

Na nossa plataforma, temos centenas de disciplinas completas, que podem ser alugadas por unidades de aprendizagem. Todas as unidades, sem exceção, contam com material multimídia, que vai em formato de vídeo ou podcast.

Todas as unidades, também, possuem material de apoio.

O conteúdo é criado por professores experientes, revisado por toda uma equipe, e refinado por ótimas técnicas de edição.

E não se preocupe: a Áurea se conecta com todos os AVA/LMS, através de integração. Você aluga na Áurea, mas o estudante vê o conteúdo dentro da área EAD da sua plataforma, sem precisar fazer outro login, ou acessar outro lugar.

E para quem se preocupa com a segurança, fique tranquilo: todo o nosso conteúdo está hospedado no melhor servidor do mundo, o AWS. Ele literalmente “estica” a capacidade quando é acessado, e isso significa que o conteúdo nunca sai do ar, nem fica lento por causa do servidor.

A Áurea cabe em todas as propostas, sejam elas presenciais ou 100% à distância.
Você cuida dos seus estudantes. – Nós resolvemos o seu EAD.

>>>DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *