Entenda o que é EAD e qual é a importância para o ensino superior privado

O EAD se tornou o “queridinho” do ensino superior privado – tanto para os estudantes  quanto para a alta gestão das instituições de ensino. Com a evolução das tecnologias de comunicação, a pandemia da Covid-19 e a necessidade de oferecer um ensino mais flexível e acessível, o ensino à distância tem se tornado uma opção cada vez mais atrativa.

Mas o que exatamente é EAD e como ela pode ser importante para a educação superior privada? Neste artigo, vamos responder a essas perguntas e te mostrar como ter um conteúdo diferenciado, completo e que vai manter seus estudantes engajados.

O que é EAD?

O Ensino a Distância (EAD) é um modelo onde professores e estudantes estão fisicamente separados, sem contato direto em uma sala de aula.

Em geral, a interação é feita por meio de plataformas digitais, como sites, aplicativos e plataformas de vídeo conferência, que permitem que os estudantes acessem o conteúdo do curso e interajam com professores e colegas de forma remota.

Dependendo das necessidades e objetivos do curso, existem várias formas de ofertar o conteúdo. Algumas instituições de ensino oferecem cursos completamente a distância, enquanto outras possuem cursos semipresenciais. Ademais, de acordo com a legislação brasileira, um curso presencial pode, agora, ter até 40% do seu conteúdo em plataformas EAD.

Qual é a importância da EAD para a educação superior privada?

A EAD pode trazer muitas vantagens para a educação superior particular. A seguir, apresentamos algumas das principais.

Maior alcance geográfico

Uma das maiores vantagens da EAD é que ela permite que as instituições de ensino alcancem estudantes de diferentes regiões do país (ou do mundo) sem precisar de uma infraestrutura física. Assim, a instituição pode oferecer cursos para um número maior de estudantes, independentemente de sua localização geográfica.

Redução de custos

A EAD também pode trazer uma redução significativa nos custos de ensino. Isso porque não é necessário investir em salas de aula, laboratórios, bibliotecas etc. Com os custos reduzidos para a instituição, geralmente as mensalidades são mais baratas, o que possibilita maior acesso ao ensino superior, por parte das classes mais baixas. Além disso, os custos com transporte e alimentação dos estudantes também são menores, já que eles não precisam se deslocar para assistir às aulas.

Flexibilidade de horários

A EAD permite mais flexibilidade para que os estudantes organizem seus horários de estudo. Como as aulas e atividades são realizadas pela internet, os estudantes podem acessar o conteúdo em qualquer horário e lugar. Para estudantes que trabalham fora, ou tem que cuidar de crianças ou idosos, isso se torna uma facilidade, e às vezes até viabiliza os estudos de quem não conseguiria estar presencialmente.

Maior interação entre estudantes e professores

O EAD, por si só, não prejudica a interação entre estudantes e professores.

O que acontece, na maioria das vezes, é que a operação da instituição não suporta o volume de estudantes que admite, e o primeiro a ficar desassistido é o estudante.

O EAD pode até mesmo aumentar a interação, uma vez que as ferramentas digitais estimulam uma comunicação multicanal, que gera registro e contato com pessoas e culturas antes indisponíveis.

Com o avanço das tecnologias de comunicação, a tendência é que a EAD se torne ainda mais popular e consolidada, como uma forma de educação de qualidade e acessível para todos.

E sabendo que essa é a nova realidade no Brasil, a Áurea chega com uma solução inovadora, que vai transformar a sua forma de fazer EAD.

>>>CONHEÇA A ÁUREA

Quem é a Áurea?

A Áurea é uma plataforma de gestão e aluguel de conteúdo para ensino a distância (EAD), onde a sua instituição de ensino pode escolher as melhores unidades de aprendizagem, entre as várias modalidades e áreas, para compor suas disciplinas. A Áurea é responsiva e possui vários recursos de aprendizagem, como figuras, infográficos, vídeos, podcasts, entre outros.

Não somos um LMS: você poderá continuar usando a solução que tem atualmente! As unidades de conteúdo escolhidas são integradas diretamente ao seu LMS/AVA, através de LTI ou API.

Com a Áurea, você facilita a criação de cursos, e garante que os seus estudantes estarão recebendo conteúdo de primeira qualidade, com alto índice de engajamento e material multimídia em todos os pacotes.

Facilitando a disponibilidade de conteúdo, você pode focar seus esforços na melhoria dos processos internos e, especialmente, no suporte aos estudantes. – Tudo 

isso mantendo uma estrutura operacional enxuta e simples.

Somos a Áurea – e nós resolvemos o seu EAD!

Converse com os nossos consultores, e entenda como contratar as suas primeiras unidades de aprendizagem.

>>>QUERO UMA DEMONSTRAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *