A revisão e seu papel indispensável para as plataformas EAD

Na EaD, as videoaulas são uma metodologia de ensino eficaz, mas os alunos também leem materiais produzidos pelos professores conteudistas, além de apenas assistirem às videoaulas e lerem livros indicados na disciplina. 

Diferente do que acontece em salas de aula presenciais, o perfil dos alunos da modalidade EaD é extremamente variado. Por conta dessa grande diversidade, a linguagem escrita dos livros que compõem os materiais didáticos do ensino a distância também se torna uma ferramenta de ensino, promovendo também a sensação de proximidade do aluno em relação ao professor.

Enquanto os designers educacionais são responsáveis por manter a qualidade do conteúdo e verificar se os professores estão respeitando as indicações estruturais dos conteúdos, os revisores atuam em uma etapa posterior, verificando se o texto, de fato, está compreensível, se gramaticalmente atende ao que prevê a norma culta da língua portuguesa e, finalmente, se os padrões e as regras da ABNT foram aplicados. 

Perguntamos para Jaquelina Kutsunugi, atual Supervisora do setor de Revisão Textual da VG Educacional, como funcionam os processos da área.

Segundo ela, o setor de revisão textual é responsável por revisar todo conteúdo produzido pela VG, assim, atua em praticamente todos os projetos e em todos os tipos de materiais produzidos pela empresa. Especificamente, passam pela revisão textual todos os livros, bancos de questões, games, roteiros de vídeos e textos de comunicação interna e externa. 

Resumidamente, a contribuição dessa etapa da produção do material é, além de aperfeiçoar o texto quanto à correção gramatical – conferindo aspectos de concordância, ortografia, pontuação, regência verbal e nominal etc.–, tornar o texto compreensível e claro para o seu público-alvo ou qualquer leitor que se interesse pelo tema exposto. 

Jaquelina ainda fala sobre a importância da qualidade do texto para a EaD e nos indica que a linguagem para EaD precisa considerar que o material didático para o aluno é fundamental em seu processo de aprendizagem. Dessa forma, um texto com uma linguagem dialógica, clara e coerente é determinante para que o aluno acesse todas as informações contidas no material e se sinta próximo de seu interlocutor, ou seja, o professor da disciplina. Esse aspecto, contudo, não pode conflitar com o caráter acadêmico do material, sendo necessário manter um estilo objetivo e convidativo à leitura sem se perder da proposta de aprofundamento em um determinado assunto. 

E aí, gostou de saber um pouco sobre o processo de revisão aqui na VG Educacional? Para ter acesso às novidades, nos siga em nossas redes sociais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *