5 Pilares para Produzir Conteúdo Educacional de Qualidade

O conteúdo educacional é o alicerce da aprendizagem. Por isso, a qualidade desse conteúdo deve estar entre as prioridades de uma instituição de ensino. No cenário em constante evolução das tecnologias e, consequentemente, do nível de exigência dos estudantes, o conteúdo educacional deve ser preciso, envolvente, compreensível, adaptável e, acima de tudo, valioso. 

O processo de criação de materiais aqui, na VG, está apoiado em 5 pilares. Para nós, um conteúdo educacional de qualidade é aquele que não apenas ensina, mas também inspira e capacita estudantes em todos os níveis de aprendizado. 

Neste artigo, vamos explorar os cinco pilares fundamentais que sustentam a nossa produção de conteúdo educacional.

Produção de conteúdo educacional: um panorama histórico

Antes de apresentarmos os nossos pilares, é importante que você relembre como chegamos até aqui, na era digital, com conteúdos já prontos na palma da mão.

A produção de conteúdo educacional evoluiu de maneira notável ao longo da história. As diversas fases que refletem não apenas o progresso tecnológico, mas também as mudanças nas metodologias de ensino e aprendizagem:

Manuscritos antigos e gravuras nas rochas

O registro do conhecimento remonta a milhares de anos, com manuscritos e pergaminhos sendo as primeiras fontes de conteúdo educacional. A disseminação de informações estava limitada à cópia manual, tornando o acesso ao conhecimento um privilégio de poucos. Também, era comum que a metodologia usada fosse de contação de histórias, a fim de transmitir valores e alguns conhecimentos técnicos e científicos.

Prensa de Gutenberg

O século XV marcou um ponto de virada na produção de conteúdo educacional. A reprodução de livros tornou o conhecimento mais acessível, permitindo a disseminação em larga escala. Isso fez com que mais pessoas tivessem acesso ao conhecimento, além de incentivar a leitura e o desenvolvimento da Ciência. O primeiro livro amplamente impresso foi a Bíblia Sagrada.

Livros Didáticos

Os livros didáticos ganharam destaque no século XIX, e são muito usados no ensino formal desde então. Eles se tornaram uma parte integral do sistema educacional, proporcionando estruturas e sequências para o aprendizado.

Era Digital e E-Learning

Com a chegada da era digital e da internet, a produção de conteúdo educacional deu um salto. O e-learning trouxe a flexibilidade de aprender online, e os recursos multimídia enriqueceram o conteúdo, tornando-o mais envolvente.

A Evolução do Conteúdo Alugável

Nos dias de hoje, a produção de conteúdo educacional atingiu um novo marco. Além de conteúdos padronizados, instituições de ensino e corporações têm a capacidade de alugar unidades de aprendizagem específicas. Esse modelo proporciona flexibilidade às instituições, permitindo a aquisição de conteúdo sob demanda, adaptado às suas necessidades. Isso simplifica a criação de currículos personalizados e a oferta de materiais de alta qualidade.

A VG Educacional é uma das empresas pioneiras nesse campo, oferecendo uma grande variedade de materiais educacionais, que podem ser locados por faculdades, cursos livres, universidades corporativas etc.

5 pilares usados na VG para produção de conteúdo educacional

A VG Educacional produz conteúdos para diversas áreas diferentes do conhecimento, com volume e qualidade. Mas quais são os segredos para manter um acervo de conteúdo educacional com alto índice de aprovação por estudantes, professores e instituições fiscalizadoras?

1. Precisão e Credibilidade

Todo aprendizado é baseado na confiança de que as informações são verdadeiras e confiáveis. O conteúdo educacional, portanto, deve se basear em informações precisas e verificadas.

É essencial que os criadores de conteúdo educacional sejam pessoas de fato qualificadas, e que forneçam informações respaldadas por evidências. Aqui na VG, selecionamos nossos conteudistas não só com base em currículo, mas em didática e adaptabilidade ao formato de conteúdo EAD.

2. Clareza e Compreensão

Os materiais educacionais devem ser claros e organizados, facilitando a compreensão dos estudantes. Isso envolve o uso de linguagem acessível, estrutura lógica e exemplos práticos para iluminar conceitos complexos.

Além disso, a adaptação ao público-alvo é fundamental. O nível de conhecimento e experiência dos estudantes é o ponto de partida para saber qual deve ser a profundidade do conteúdo, e a metodologia usada. Um conteúdo muito técnico pode ser desanimador para iniciantes, enquanto um conteúdo excessivamente simplificado pode cansar estudantes mais avançados.

3. Engajamento e Interatividade

O aprendizado é mais eficaz quando os estudantes estão envolvidos e motivados. Os materiais educacionais devem ser projetados para manter o interesse dos estudantes: seja por meio de elementos interativos, como exercícios práticos, perguntas de reflexão e discussões, ou através de imagens, podcasts e vídeos.

A gamificação, que incorpora elementos de jogos no conteúdo educacional, também é uma técnica eficaz para manter os estudantes envolvidos. Desafios, recompensas e competições saudáveis podem tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido.

4. Adaptabilidade e Acessibilidade

O quarto pilar diz respeito à capacidade do conteúdo educacional de atender às diversas necessidades dos estudantes. Em toda instituição de ensino, existem estudantes com diferentes estilos de aprendizado, necessidades especiais e níveis de experiência. 

Os materiais educacionais devem ser flexíveis o suficiente para se adaptar às diversas demandas. Isso inclui a oferta de formatos variados, como vídeo, áudio, texto e interações online.

Além disso, é essencial garantir que, independente das deficiências físicas, todos os estudantes tenham igual acesso ao conhecimento. Na VG Educacional, por exemplo, temos conteúdo 100% acessível a deficientes visuais.

5. Relevância e Atualização Contínua

Por fim, precisamos garantir que o conteúdo educacional permaneça informativo e valioso ao longo do tempo. A manutenção da relevância implica em manter os materiais atualizados e alinhados com as mudanças nas tendências, descobertas e requisitos da área do conhecimento.

Em cursos de Direito, por exemplo, é preciso atualizar as unidades de aprendizagem sempre que novas leis são lançadas, modificadas ou revogadas.

Conclusão

Com os avanços tecnológicos e as crescentes expectativas dos estudantes, a necessidade de conteúdo educacional de alta qualidade é mais evidente do que nunca.

Atualmente, instituições de ensino têm a opção de alugar unidades de aprendizagem, que atendem a requisitos específicos, ou mesmo terceirizar a produção de conteúdo exclusivo para empresas como a VG.

É importante que você, decisor na sua instituição de ensino, esteja a par das boas práticas de produção de conteúdo educacional, a fim de poder avaliar possíveis prestadores de serviço, ou mesmo produzir o seu próprio conteúdo.

Sem uma base sólida, feita com materiais de qualidade, uma faculdade, curso ou universidade corporativa não se mantém.

Como está a construção do seu currículo educacional hoje?

Seja para compor suas disciplinas ou para construir cursos inteiros, você pode contar com as nossas soluções!

Através da Áurea, temos centenas de conteúdos já prontos para alugar, que ficam diretamente acessíveis no seu AVA/LMS, sem necessidade de outro login. Com a nossa produção personalizada, você pode contratar disciplinas específicas, que serão entregues já com a melhor tecnologia e qualidade de conteúdo.

Clique no botão abaixo, e converse com os nossos especialistas!

>>>SOLICITAR DEMONSTRAÇÃO

Se tem aprendizagem, tem conteúdo.

Se tem conteúdo, tem VG!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *