Dia mundial do Doador de Sangue

Hoje, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 2004, e tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação da população mundial sobre a necessidade e a importância de produtos sanguíneos seguros para transfusões e a contribuição crucial dos doadores. Além disso, esta data oferece uma oportunidade de cobrar dos governos e das autoridades nacionais de saúde o fornecimento de recursos adequados para o estabelecimento e a ampliação do sistema e da infraestrutura de coleta de sangue de doadores voluntários e não remunerados.

A doação de sangue é um gesto solidário, no qual é doada uma pequena quantidade do próprio sangue, que será usada para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue, e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Além disso, doar sangue é um ato seguro, e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis.

 

Anualmente, o Brasil coleta, em média, 3,6 milhões de bolsas de sangue. Isso corresponde a 1,8% da população doando sangue, o que, de acordo com a OMS, está dentro da média de doadores esperada em um país — entre 1% e 3%. Apesar disso, em algumas épocas do ano, há uma baixa nas doações, o que gera um alerta e faz com que os estoques de sangue fiquem praticamente zerados. Por esse motivo, é importante incentivar o hábito de doar durante todo o ano.

 

Para doar sangue, a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas, de acordo com a OMS:

 

  • homem ou mulher, com idade entre 16 e 68 anos;
  • ter acima de 50 kg;
  • não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
  • estar bem alimentado e descansado;
  • as parturientes devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto;
  • se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;
  • após a doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.

 

Referências


OPAS – ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Dia Mundial do Doador de Sangue: 14 de junho de 2020. OPAS, [2020]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/campaigns/world-blood-donor-day-14-june-2020. Acesso em: 10 jun. 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *