Gamificação e EaD

Você já ouviu falar em gamificação? Veja, agora, o que é e como ela pode ser aliada ao ensino e à aprendizagem. 

Gamificação, para além da tecnologia, é uma tendência.

A gamificação é a utilização de jogos no cotidiano do humano, visando potencializar algo. Ela pode ser usada para aprender inglês, cuidar da saúde ou, até mesmo, ganhar dinheiro. Apesar de o assunto estar em alta, principalmente em áreas como educação e treinamentos em geral, o conceito de gamificação é mais antigo do que o termo. O termo gamificação tem quase 20 anos; já o conceito é uma evolução de séculos. Claro que, hoje, temos gadgets acessíveis que, além de mobilidade e baixo custo, nos proporcionam experiências incríveis, portanto a gamificação está podendo ser explorada em outro nível, tanto por usuários quanto por desenvolvedores independentes e entusiastas. Essa facilidade abre a imaginação para que os desenvolvedores se preocupem com resultados e em exercer a criatividade, não se desgastando tanto com a parte complicada de programar ou até mesmo com os altos custos de se manter uma equipe grande. Isso porque, atualmente, temos plataformas onde até mesmo as crianças podem criar seus jogos e gamificar, por exemplo, uma aula de ciências, história, sociologia ou sobre qualquer outro assunto com o qual elas tenham dificuldades.

A gamificação é aplicada no off-line e no on-line.

Antes dos gadgets, a humanidade criou algo que foi primordial: a conectividade a distância. As novas gerações não imaginam o mundo sem essa conectividade, porém não podemos esquecer que gamificação não é a tecnologia em si; gamificação é um método, que pode acontecer em uma lousa dentro de uma empresa, com cartas ou, até mesmo, em um simples processo de como se faz algo. É possível gamificar até a forma como uma criança guarda seus brinquedos ou arruma a cama. 

A gamificação inserida na EaD. Qual a novidade do momento?

Apesar de o sistema educacional ser um tanto rígido, a gamificação traz uma esperança, e as características da EaD impulsionam novidades nas maneiras de aprender algo. Por exemplo, pode-se pensar em ensinar sobre sistemas e astronomia de forma lúdica, em formato de jogos interativos em realidades aumentada ou virtual (AR, VR), as quais têm sido cada dia mais exploradas e voltarão com força em 2020. Empresas como o Facebook têm investido na tecnologia VR; a tendência, portanto, é a Realidade Virtual ficar mais acessível para os próximos anos. A imersão e a distopia, até mesmo em uma aula de química, são o futuro, com certeza!

Faz diferença no aprendizado?

Não apenas no aprendizado, mas na mudança de hábitos também. A gamificação consegue tornar um assunto complexo agradável e interativo, e um resultado difícil pode ser concretizado passo a passo. Se a gamificação pode ser usada no cotidiano com adultos e crianças, ela tem um potencial crescente em nossas realidades. 

Interessou-se pelo assunto? Não deixe de ver os outros conteúdos. A VG Educacional está sempre atualizando sua produção, contando as novidades por aqui, em primeira mão. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *