Na EaD, as videoaulas são uma metodologia de ensino eficaz, mas os alunos também leem materiais produzidos pelos professores conteudistas, além de apenas assistirem às videoaulas e lerem livros indicados na disciplina.
Diferente do que acontece em salas de aula presenciais, o perfil dos alunos da modalidade EaD é extremamente variado. Por conta dessa grande diversidade, a linguagem escrita dos livros que compõem os materiais didáticos do ensino a distância também se torna uma ferramenta de ensino, promovendo também a sensação de proximidade do aluno em relação ao professor.
Enquanto os designers educacionais são responsáveis por manter a qualidade do conteúdo e verificar se os professores estão respeitando as indicações estruturais dos conteúdos, os revisores atuam em uma etapa posterior, verificando se o texto, de fato, está compreensível, se gramaticalmente atende ao que prevê a norma culta da língua portuguesa e, finalmente, se os padrões e as regras da ABNT foram aplicados.
Perguntamos para Jaquelina Kutsunugi, atual Supervisora do setor de Revisão Textual da VG Educacional, como funcionam os processos da área.
Segundo ela, o setor de revisão textual é responsável por revisar todo conteúdo produzido pela VG, assim, atua em praticamente todos os projetos e em todos os tipos de materiais produzidos pela empresa. Especificamente, passam pela revisão textual todos os livros, bancos de questões, games, roteiros de vídeos e textos de comunicação interna e externa.
Resumidamente, a contribuição dessa etapa da produção do material é, além de aperfeiçoar o texto quanto à correção gramatical – conferindo aspectos de concordância, ortografia, pontuação, regência verbal e nominal etc.–, tornar o texto compreensível e claro para o seu público-alvo ou qualquer leitor que se interesse pelo tema exposto.
Jaquelina ainda fala sobre a importância da qualidade do texto para a EaD e nos indica que a linguagem para EaD precisa considerar que o material didático para o aluno é fundamental em seu processo de aprendizagem. Dessa forma, um texto com uma linguagem dialógica, clara e coerente é determinante para que o aluno acesse todas as informações contidas no material e se sinta próximo de seu interlocutor, ou seja, o professor da disciplina. Esse aspecto, contudo, não pode conflitar com o caráter acadêmico do material, sendo necessário manter um estilo objetivo e convidativo à leitura sem se perder da proposta de aprofundamento em um determinado assunto.
E aí, gostou de saber um pouco sobre o processo de revisão aqui na VG Educacional? Para ter acesso às novidades, nos siga em nossas redes sociais.