Setembro Amarelo – Toda vida importa

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização voltada para a prevenção do suicídio. Essa campanha foi criada em 2015, no Brasil, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor amarela ao mês que celebra o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

O suicídio pode ser definido como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção é a morte, de forma consciente e intencional, mesmo que ambivalente, usando um meio que ele acredita ser letal. Ao ser considerado como vivência individual, o suicídio acaba não sendo reconhecido como uma questão de saúde pública e, com isso, não obtém a atenção necessária.

É importante ressaltar que o transtorno em si não é uma justificativa para o ato. A tentativa de suicídio, na maioria das vezes, acontece em um contexto de vulneração social e psíquica.

O suicídio é a segunda principal causa de morte dos jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, ao menos 32 brasileiros tiram a própria vida. Esse número poderia ser evitado ou reduzido, consideravelmente, se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.

A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo diminuir a quantidade de pessoas que pensa e tenta tirar a própria vida, dando devida atenção ao assunto, a fim de promover ações e debates, com o intuito de lutar por políticas efetivas de prevenção.

Devemos nos atentar aos comportamentos suicidas: os pensamentos, os planos e a tentativa de suicídio. Segundo informação do site Setembro Amarelo (PREVENÇÃO, 2019), 17% das pessoas que moram no Brasil pensaram, em algum momento, em tirar a própria vida.

Todos nós vivenciamos situações de vulneração psíquica, e algumas pessoas, devido à predisposição emocional e ao contexto de vulneração vivenciado, enxergam o suicídio como a “única saída possível”. Nesse sentido, ressalta-se a importância do acompanhamento psicoterapêutico, possibilitando o acolhimento e a amplificação existencial. São vários os sinais que podem ser transmitidos pelas pessoas que estão passando por esse momento, no entanto eles são bastante subjetivos. A pessoa pode transparecer, ou não, que está vivenciando um momento de ideação suicida. Dessa forma, por se tratar de um assunto amplo e delicado, devemos ter cautela e atenção.

Referências

ABP — ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA.
Suicídio: informando para prevenir. Brasília: CFM, 2014. Disponível em:
http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=14#page/8. Acesso em: 10 set. 2021.

A CAMPANHA Setembro Amarelo® salva vidas! Setembro Amarelo, 2021. Disponível em: https://www.setembroamarelo.com/. Acesso em: 10
set. 2021.

BATTISTELLI, J. Setembro Amarelo: a importância de falar sobre prevenção de suicídio. Vittude, 2020. Disponível em: https://www.vittude.com/blog/setembro-amarelo/. Acesso em: 10 set. 2021.

PREVENÇÃO. Setembro Amarelo, c2019. Disponível
em :https://www.setembroamarelo.org.br/prevencao/. Acesso em: 10 set. 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *