O que dizem as pesquisas sobre estágio e empregabilidade dos estudantes

Os  estágios são definidos como um programa de trabalho incentivado, que permite que o estudante obtenha experiência de trabalho real. Isso, por sua vez, dará a ele algumas vantagens no mercado de trabalho. 

Atualmente, os estágios vêm sendo cada vez mais recomendados como uma forma de melhorar a empregabilidade, e preparar os jovens para o mercado de trabalho.

É neste momento em que as pessoas exploram interesses e habilidades, e se preparam para os desafios da vida pós-faculdade.

Porém, ainda há aqueles que fazem questionamentos sobre o real impacto dos estágios na empregabilidade dos estudantes. Será que esses programas, sejam quais forem, têm realmente um papel na trajetória de quem busca emprego?

Hoje, vamos ver alguns dados sobre o assunto e verificaremos o que as pesquisas e estudos apontam sobre a questão. Vamos aprofundar o assunto e conhecer o impacto real de um estágio na busca pelo emprego, e ainda descobriremos como dar mais força às carreiras com esses programas de trabalho.

Mas, antes de tudo: o que são estágios? 

Um estágio é definido como um programa de trabalho incentivado, voltado a jovens universitários, para que eles adquiram experiência real de trabalho. 

A maioria dos programas de estágio tem duração de 1 a 2 anos, e seu objetivo é otimizar o empreendimento do estudante, melhorando as suas chances de obter melhores vagas no mercado de trabalho e, claro, sua preparação para assumi-las.

É importante saber que os estágios não se limitam a profissionais universitários. 

Hoje, muitas empresas desenvolvem programas de estágio para jovens com nível de ensino médio, dando a estes a oportunidade de aprender, se desenvolver e adquirir experiência de trabalho.

Ou seja, o estágio é a maneira de alguém se tornar cada vez mais qualificado ao longo do caminho, e uma forma segura de:

– adquirir experiência;

– adquirir conhecimentos práticos; e

– ter contato com a rotina e o ambiente de trabalho.

Vantagens do estágio

Um dos maiores benefícios dos estágios é a possibilidade de ganhar experiência prática no trabalho.

O estudante tem a oportunidade de desempenhar um papel real, e atuar como um verdadeiro profissional dentro de uma empresa, adquirindo experiência valiosa que lhe dará vantagem competitiva.

Além disso, outra grande vantagem dos estágios é permitir que o estudante conheça o ambiente de trabalho real, que lhe dá a chance de trabalhar com pessoas experientes, aprender com elas e estabelecer contatos que possam ser aproveitados no futuro. 

Vale ressaltar, também, que os estágios são uma ótima oportunidade para fazer networking.

No entanto, para entender como os estágios podem melhorar as chances de emprego, vamos começar por olhar para alguns dados e conhecer os resultados das pesquisas sobre este assunto.

O que dizem as pesquisas: impacto dos estágios na empregabilidade dos estudantes

O estágio tem sido o meio mais viável de inserir jovens no mercado de trabalho, visando a qualificação da mão-de-obra e, principalmente, moldar o futuro profissional para que ele já chegue pronto para enfrentar as possíveis demandas e encarar as responsabilidades que a profissão exige.

Os estudos mostram que os estágios têm um grande impacto no êxito empregatício dos estudantes.

De acordo com a pesquisa realizada por um grupo de especialistas em empregabilidade, cerca de 75% dos estudantes que realizaram estágios nos últimos 6 meses antes de se formarem, encontraram um emprego.

Além disso, os estudantes com experiência em um estágio antes de se formarem têm mais chances de serem contratados, pois a experiência que tiveram ajudou a adquirir as habilidades necessárias para ocupar o cargo.

Pesquisas da National Association of Colleges and Employers descobriram que 44% dos estudantes que concluíram um estágio anual obtiveram uma oferta de emprego logo após o diploma. Isso é 63% maior do que os que nunca participaram de um programa de estágio (26%). 

Esses estudantes também são mais competitivos no mercado de trabalho. Pesquisas mostram que os universitários que completaram estágios tiveram salários 18% mais altos do que aqueles que não completaram um programa de estágio. 

Além disso, os discentes que completaram estágios tiveram melhor desempenho em suas posições.

As pesquisas mostram que eles são mais propensos a completar projetos no prazo, desenvolver habilidades de gerenciamento do tempo e melhorar sua confiança. 

Diante dos impactos na empregabilidade dos estudantes é necessário analisar também os seus benefícios.

Benefícios dos Estágios

  1. Aprender sobre o funcionamento de uma empresa:  A vivência na prática de como será  o dia a dia do ambiente profissional escolhido, e a compreensão de como funciona o mercado de trabalho.
  1. Aumentar a experiência profissional: Os estágios permitem ao estudante se familiarizar com tarefas específicas, serem proativos na busca por soluções de problemas da futura profissão, e começarem a trabalhar em seus campos de interesse antes de serem realmente contratados. Possibilita, também, que  os estudantes sejam capazes de adquirir e desenvolver a experiência profissional necessária.
  1. Desenvolver habilidades: A oportunidade de relacionar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolver autonomia, habilidade de liderança e desenvolver uma comunicação eficaz.

No estágio, o futuro profissional tem a chance de estar em um ambiente qualificado, e obter feedback de recrutadores. Com a constante avaliação de suas habilidades, os pontos fracos são corrigidos e os fortes, evidenciados, proporcionando consciência para que o estudante se destaque.

A RADE auxilia você nesta etapa fundamental

Para aproveitar os benefícios do estágio, recomendamos que o estudante planeje e prepare o seu caminho  de desenvolvimento acadêmico e profissional, com uma plataforma como o RADE.

O RADE ajuda os estudantes a desenvolver habilidades importantes, a melhorar seu portfólio e a descobrir o que está acontecendo no mercado de trabalho. O RADE tem um sistema que une todas as partes do processo de estágio: oferta de vagas, onboarding e lançamento de atividades.

Somos uma plataforma voltada para aproximar o estudante em formação da sua prática profissional. 100% digital, o RADE une estagiários e empresas, inovando com compromisso social e disrupção.

Se você quer ter mais empregabilidade para os seus estudantes, entre em contato com os nossos especialistas, e agende uma demonstração gratuita.

Seus hoje acadêmicos – e futuros profissionais – agradecem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *