Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Desde 1966, 21 de março é marcado por ser o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e, apesar de ser uma data muito importante, nem sempre é lembrada, muito menos respeitada. Mas você sabe qual é o motivo dessa data ter sido escolhida? 

O Apartheid foi uma política de separação de raças que tirou os direitos da população negra, tornando-a dependente da população branca, na África do Sul, durante a década de 1940. O regime contava com a Lei de Passe, a qual exigia que os negros portassem um documento com o indicativo dos lugares e horários que poderiam circular pela cidade. Caso essa população não apresentasse a autorização de circulação ao ser parada pelas forças policiais, seria detida. 

Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem ao protesto que aconteceu na África do Sul, contra essa Lei do Passe. Na ocasião do protesto, mesmo se tratando de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de Apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada, resultando em 69 mortos e 186 feridos.

Graças ao protesto, o mundo inteiro passou a conhecer mais profundamente como funcionava o regime do Apartheid e o que estava acontecendo dentro da África do Sul. Assim, a luta contra a segregação racial começou a se espalhar por todos os continentes. No Brasil, o combate contra o preconceito e a discriminação racial só teve voz a partir da Constituição Federal de 1988, na qual o Artigo 5º deixa claro que a prática do racismo é considerada crime inafiançável e imprescritível.

 

Referências:

APARTHEID. Wikipedia, 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Apartheid. Acesso em: 16 mar. 2022.

 

INTERNATIONAL Day for the Elimination of Racial Discrimination, 21 March. United Nations, 2022. Disponível em: https://www.un.org/en/observances/end-racism-day. Acesso em: 16 mar. 2022.

 

LEI do passe. Wikipedia, 2018. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_do_passe. Acesso em: 16 mar. 2022.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *